20 de junho de 2006

Centro Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian








FERNANDO LEMOS - DESENHOS, MEMÓRIAS

Resumo Biográfico


Fernando Lemos nasceu em Lisboa, a 03 de maio de 1926, na Rua do Sol ao Rato. Cursou a Escola António Arroio e a Sociedade Nacional de Belas-Artes. Veio para o Brasil em 1953, onde fixou residência e permanece até hoje, naturalizado brasileiro. Segundo o próprio Fernando Lemos:
Fui estudante, serralheiro, marceneiro, estofador, impressor de litografia, desenhador, publicitário, professor, pintor, fotógrafo, tocador de gaita, emigrante, exilado, director de museu, assessor de ministros, pesquisador, jornalista, poeta, júri de concursos, conselheiro de pinacotecas, comissário de eventos internacionais, designer de feiras industriais, cenógrafo, pai de filhos, bolseiro, e tenho duas pátrias, uma que me fez e outra que ajudo a fazer. Como se vê, sou mais um português à procura de coisa melhor. (Lemos: 1994)

MOSTRA: DESENHOS, MEMÓRIAS


Foi este o nome de uma exposição de Fernando Lemos realizada na Fundação Gulbenkian em 1985 e que reunia um conjunto de desenhos, formas geométricas desenhadas com caneta, a tinta da china em chapa de offset, desenvolvendo um jogo subtil, à primeira vista contraditório, entre uma aparente objectividade do suporte e do processo e a intervenção criadora do artista. Mostram-se agora 15 desses desenhos.

Patente até 30 de Junho de 2006.

Sem comentários: