15 de junho de 2006

Loja do Saber

A primeira “Science Shop” portuguesa - a Loja do Saber- da qual sou membro fundador, existe desde 2004 mas, infelizmente, ainda está em “banho-maria”. As razões para este impasse são várias, desde a pouca disponibilidade dos seus membros, à falta de fundos e ao reduzido número de sócios, entre outras.

Mas é pena estarmos a desperdiçar esta ideia fantástica :(

Para quem não sabe o que é uma science shop passo a explicar:
A Loja do Saber, que tem o estatuto jurídico de uma associação sem fins lucrativos, alinha-se num movimento que se tem vindo a desenvolver na Europa desde os anos 70, visando a transferência de conhecimento para e de organizações da sociedade civil.

A definição de science shops é baseada no conceito de community based research, que poderá ser traduzido para português como investigação enraizada na comunidade. Assim, a Loja do Saber é uma instituição que dá apoio à investigação científica independente e participativa e procura resposta a questões que inquietam a sociedade civil.
A palavra ciência é, portanto, utilizada num sentido vasto, englobando não só as ciências naturais e técnicas, mas também as ciências humanas e sociais, as artes, e todo o saber acumulado de modo informal na sociedade (ex. saberes e técnicas tradicionais). As lojas da ciência visam facilitar o acesso a conhecimentos científicos e técnicos necessários para promover o desenvolvimento social e ambiental. O que diferencia estas organizações de outras formas tradicionais de transferência de conhecimento é a abordagem participativa dos seus métodos. Uma grande parte da investigação das lojas da ciência responde directamente às necessidades de saber expressas por organizações comunitárias, e reflecte, portanto, mais as inquietações dos cidadãos do que os interesses particulares de investigadores, instituições académicas ou empresas privadas.

Do ponto de vista institucional, há dois tipos de science shops:
· as que actuam directamente ligadas a uma universidade (modelo também chamado holandês)
· as que cooperam com diversas instituições produtoras de saber, incluindo o saber tradicional que existe na sociedade.
A Loja do Saber pertence a este último grupo e foi fundada por iniciativa de várias personalidades e entidades portuguesas, que formam o grupo de sócios fundadores.

No entanto, a associação está aberta a todos os que queiram aderir e apoiar esta iniciativa.

Precisamos de por esta ideia em marcha... se estiverem interessados em contribuir e apoiar este movimento contactem a Loja do Saber.
lojadosaber@gmail.com

Sem comentários: