2 de junho de 2006

RE-think + RE-cycle

O concurso Macef Design Award 2005, subordinado ao tema: "RE-think + RE-cycle" deu asas à criatividade e engenho de milhares de designers de todo o mundo. Ao consultar a página dos resultados fiquei tão entusiasmada que resolvi destacar, aqui, alguns dos projectos que mais me impressionaram.

O vencedor foi o projecto Watering Can, da autoria de Nicolas le Moigne, Suiça, que consiste na reutilização de PET (PolyEthylene Therephthalate), normalmente usado em garrafas de água e refrigerantes e garrafas de vidro.

Uma união PET consegue ligar-se a garrafas, de diferentes formatos, e transformá-las num regador de plantas.
Simples mas brilhante!




O design nacional foi premiado com uma menção honrosa atribuída ao News, de Cláudio Cardoso e Telma Veríssimo, Portugal.
Este projecto consiste num cesto elaborado a partir de 60 folhas de jornal.
Simplesmente eficaz!

Também muito interessante, e útil, é o energy index, de Klaus Küppers, Alemanha, que consiste num sistema de visualização dos consumos energéticos domésticos.

A observação deste painel permite ao consumidor acompanhar a evolução dos seus consumos e reagir, a tempo de moderar ou alterar hábitos.
Amigo da nossa carteira e do planeta!

Considero que essêncial a estimulação da criatividade em torno de princípios tão críticos como a reciclagem. Infelizmente, nas nossas escolas exercíta-se pouco esta temática…

Muitos outros trabalhos interessantes podem ser consultados na página do Designboom.

Sem comentários: